Skip to main content

A gestão de riscos na ISO 17025 em laboratórios desempenha um papel crucial para assegurar a qualidade e validade dos resultados das atividades de laboratório obtidos. Neste texto exploraremos a gestão de riscos em laboratórios, especialmente relacionada à norma ABNT NBR ISO/IEC 17025, destacando a importância da mentalidade de riscos e sua aplicação em diversas áreas.

Na versão de 2017 da ABNT NBR ISO/IEC 17025, a palavra “risco” é citada 30 vezes em seu conteúdo, você sabia? Isso porque, nesta versão introduziu-se o conceito de mentalidade de riscos em seus requisitos, a qual é uma das principais alterações em relação a versões anteriores.

Esta versão da ISO 17025 publicada em 2017, gerou dúvidas e dificuldades para os laboratórios em identificar e gerenciar os riscos. Por isso, abordaremos algumas dicas para que você gerencie os riscos em seu laboratório de forma simples e eficaz.

Mentalidade de Riscos na ISO 17025: Fundamento Essencial

A mentalidade de riscos na ISO 17025 é uma perspectiva proativa que visa antecipar e mitigar potenciais ameaças, promovendo a tomada de decisões e ações para a melhoria do sistema de gestão do laboratório. No contexto laboratorial, essa abordagem implica a identificação, avaliação e controle de riscos para garantir a integridade dos processos e resultados.

Mas afinal, como implementar a mentalidade de riscos no seu laboratório?

Basicamente você precisará demonstrar para a sua equipe que todas as atividades realizadas por eles podem gerar riscos. E assim incentivá-los a mentalidade de riscos ao realizar uma tarefa, pensando no processo, nas atividades dos processos e quais riscos estão envolvidos com cada atividade.

A mentalidade de riscos não é introduzida da noite para o dia, é preciso constância na conscientização da equipe, incluindo treinamentos contínuos sobre a gestão de riscos e abordando temas como:

  • O que é a gestão de riscos?
  • Qual a importância da gestão de riscos?
  • Como identificar riscos no dia a dia?
  • Ferramentas para a gestão de riscos

E em alguns desses treinamentos, separe a equipe por áreas e peça para que descrevam o processo relacionado as atividades que realiza. Em seguida peça para realizarem uma análise SWOT (pontos fortes, pontos fraco, oportunidades e ameaças do processo), como resultado da análise e discussão, os colaboradores identificarão vários riscos e oportunidades.

A mentalidade de riscos é sobre ter um olhar natural de quais riscos estão envolvidos nas atividades realizadas. E se conscientizar de que sempre haverá novos riscos e oportunidades para tratar, gerando melhoria contínua.

Gestão de Riscos na ISO 17025

A ISO 17025, que estabelece os requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração, possui um requisito específico à gestão de riscos, requisito 8.5. A norma enfatiza a necessidade de incorporar a mentalidade de riscos em todos os níveis da organização, garantindo que a abordagem seja integral e não apenas um requisito formal.

A norma não exige que sejam criados procedimentos para a gestão de riscos e nem retenção de registros, porém essa pode ser uma boa prática. Além disso também não exige que sejam utilizados métodos formais para a identificação e gestão de riscos e oportunidades. Porém é uma boa prática se basear em métodos formais. A ISO 31000, por exemplo, fornece diretrizes para a gestão de riscos. Estuda-la fornece uma base para que o laboratório implante uma gestão de riscos eficaz.

Além do requisito específico para a gestão de riscos e oportunidades, a norma menciona o tema em todo o seu conteúdo. Conforme falamos na introdução deste texto a palavra riscos é abordada 30 vezes na ISO 17025, mas você sabe onde?

  • Prefácio
  • Introdução
  • Requisitos gerais/4.1 Imparcialidade
  • Requisitos de processo/ 7.8.6 Relato de declaração de conformidade
  • Requisitos de processo/ 7.10 Trabalho não conforme
  • Requisitos do sistema de gestão/ 8.5 Ações para abordar riscos e oportunidades
  • Requisitos do sistema de gestão/ 8.6 Melhoria
  • Requisitos do sistema de gestão/ 8.7 Ações corretivas
  • Requisitos do sistema de gestão/ 8.9 Análises críticas pela gerência

Laboratórios acreditados além de atender os requisitos da ABNT NBR ISO/IEC 17025, também precisam atender os documentos aplicáveis da Cgcre. Dentre eles, a NIT-DICLA-026, que também aborda a gestão de riscos.

A importância de Identificar e Gerenciar Riscos Continuamente na ISO 17025

Identificar e gerenciar riscos de maneira contínua é fundamental para a sustentabilidade e eficácia da gestão de qualidade em laboratórios. A ISO 17025 destaca a importância de manter um processo dinâmico de identificação e avaliação de riscos, garantindo que as ações sejam ajustadas conforme necessário.

A identificação de riscos de forma contínua além de garantir o atendimento ao requisito normativo, é muito benéfica para os laboratórios. Isso porque ao ter um olhar dos possíveis riscos de cada uma das atividades, o laboratório prevê possíveis problemas e identifica oportunidades de melhorias.

Ter uma equipe treinada em implementar a mentalidade de riscos no laboratório é extremamente importante para a melhoria contínua da Organização.

Gestão de Riscos na ISO 17025 em Atividades de Laboratório e Imparcialidade

A norma ISO 17025 não se restringe apenas à gestão de riscos inerentes às atividades de laboratório, mas também aborda a necessidade de proteger a imparcialidade. A integridade dos resultados é diretamente impactada pela imparcialidade, tornando a gestão de riscos nesse contexto uma salvaguarda essencial.

Portanto o laboratório também deve identificar riscos à imparcialidade de forma contínua. Além disso, ao identificar um risco à imparcialidade esse deve ser eliminado ou mitigado.

Planejamento de Participação em Programas de Ensaios de Proficiência: NIT DICLA 026

Ao abordar a gestão de riscos no planejamento de programas de ensaios de proficiência, a Norma da Cgcre NIT DICLA 026 define diretrizes específicas. Essa norma fornece orientações detalhadas sobre como antecipar e controlar riscos ao participar de programas de ensaios de proficiência, garantindo a confiabilidade dos resultados.

A NIT DICLA 026 pode ser consultada no site do INMETRO: http://www.inmetro.gov.br/credenciamento/organismos/doc_organismos.asp?tOrganismo=CalibEnsaios

Em síntese, a gestão de riscos na ISO 17025  é uma prática essencial para atender aos requisitos da ISO 17025 e manter a integridade dos resultados. Adotar uma mentalidade de riscos não apenas fortalece a conformidade normativa, mas também contribui para a excelência operacional e a confiança nas atividades laboratoriais.

Quer saber mais sobre SGQ para laboratórios?

Então acesse nosso blog https://setton.com.br/blog/

E conheça nossos cursos https://setton.eadplataforma.app/courses

Leave a Reply