Skip to main content

Programa de Ensaio de Proficiência, você sabe onde encontrar?

Conforme vimos nos blogs anteriores os laboratórios acreditados e postulantes a acreditação devem estabelecer um plano de atividades de ensaio de proficiência. E este plano deve englobar seu escopo significativo. Além disso, compreendemos que o plano de participação em atividades de EP deve atender às prioridades estabelecidas na NIT DICLA 026.

No entanto, surge a pergunta: onde encontrar um Programa de Ensaio de Proficiência?

No texto de hoje, vamos orientar sobre como localizar os sites nos quais esses programas disponibilizam, possibilitando que seu laboratório atenda a todos os requisitos da ISO 17025 e da NIT DICLA 026.

Vamos lá?

Primeiramente, vamos relembrar o que diz a NIT DICLA 26 sobre as ordens de prioridade para participação em atividades de ensaio de proficiência?

“O laboratório deve utilizar as seguintes atividades de EP, conforme a ordem de prioridade abaixo, somente passando para a próxima alternativa quando a anterior não estiver disponível ou não for apropriada:

  1. organizadas por provedores de EP, programas de EP e comparações interlaboratoriais constantes no banco de dados EPTIS, preferencialmente os que declaram avaliação independente (ver http://www.eptis.bam.de ou http://www.inmetro.gov.br/credenciamento/ensaioProf.asp);
  2. organizadas por laboratórios acreditados para o ensaio, calibração ou exame objeto da atividade de EP;
  3. comparação interlaboratorial organizada por iniciativa própria com laboratório(s) acreditado(s) para o ensaio, calibração ou exame objeto da comparação ou, na falta comprovada destes, com laboratórios não acreditados;”

Dessa forma, podemos verificar que a primeira prioridade é para aqueles programas que são organizados por provedores de EP e programas constantes no banco de dados do EPTIS. No texto de hoje vamos focar nesta primeira prioridade e listaremos abaixo algumas opções de pesquisa:

  • Provedores de EP acreditados pela Cgcre, para os programas de EP

Para realizar essa pesquisa você pode começar procurando no site do INMETRO. Assim como é realizada a pesquisa de laboratórios de ensaio e calibração acreditados, também é possível encontrar a relação de provedores de EP acreditados.

No link abaixo você encontra todas as acreditações disponíveis e vigentes, portanto consulte os escopos e verifique se o provedor possui programas que atendam sua necessidade.

https://www.gov.br/inmetro/pt-br/assuntos/acreditacao/organismos-acreditados/provedores-de-ensaios-de-proficiencia/acreditados

  • Provedores de EP acreditados por organismos de acreditação signatários de acordos de reconhecimento mútuo da APLAC, EA, IAAC e ILAC

O Inmetro estabelece acordos de reconhecimento com organismos de acreditação semelhantes por meio da Coordenação Geral de Acreditação. Portanto os programas organizados por provedores acreditados pela APLAC, EA, IAAC e ILAC também são aceitos como primeira prioridade de participação.

Atenção! Mantenha-se sempre atento aos programas fornecidos internacionalmente, pois esses também têm consideração como primeira prioridade.

Abaixo, alguns links de provedores internacionais que possuem acreditação reconhecidas pelo acordo de reconhecimento mútuo. Porém é importante não se limitar aos provedores abaixo e também sempre consultar se o programa que atende as necessidades do seu laboratório faz parte do escopo de acreditação do provedor:

ASTM: https://www.astm.org/products-services/laboratory-services/proficiency-testing.html

CTS: https://cts-forensics.com/

DRRR: https://drrr.de/en/

INSPEC: https://www.inspec-international.com/proficiency

LGC: https://www.lgcstandards.com/BR/pt/Proficiency-Testing/cat/280731

Normalmente quando laboratório já atua a muito tempo no segmento, ou possui uma grande expertise na área a equipe já conhece os provedores que oferecem programas para o seu segmento. Porém, quando não se tem esse conhecimento, é necessário realizar uma pesquisa extensa para garantir que nenhum programa disponível passe desapercebido.

  • Diretoria de Metrologia Científica e Industrial do Inmetro e laboratórios designados por esta Diretoria para serem signatários do Acordo de Reconhecimento Mútuo do CIPM

No site do INMETRO também é possível consultar os programas organizados pela Diretoria de Metrologia Científica e Tecnologia (Dimci) do Inmetro acesse o link abaixo e verifique se há algum programa em andamento que atenda as necessidades do seu laboratório:

https://www.gov.br/inmetro/pt-br/assuntos/metrologia-cientifica/servicos/ensaios-de-proficiencia

  • Programas organizados por órgãos reguladores

Se no segmento do seu laboratório possui algum órgão regulamentador é importante que o laboratório inclua em sua rotina a pesquisa a verificação se este órgão oferece algum programa de ensaio de proficiência.

Vamos a um exemplo, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) promove programas de comparações interlaboratoriais com o objetivo de avaliar o desempenho de laboratórios que analisam combustíveis e lubrificantes no Brasil.

https://www.gov.br/anp/pt-br/assuntos/qualidade-de-produtos/programas-interlaboratoriais

Portanto os laboratórios das áreas de combustíveis e lubrificantes devem ficar atentos aos programas de ensaios de proficiência ofertados pela ANP. O mesmo acontece para laboratórios de outras áreas que possuem órgãos reguladores.

  • Banco de dados EPITS

EPTIS refere-se à “European Proficiency Testing Information System” (Sistema Europeu de Informação sobre Ensaios de Proficiência). Portanto o EPTIS é uma plataforma online que fornece informações sobre ensaios de proficiência (EP).

Os programas de ensaio de proficiência cadastrados no banco de dados do EPTIS são considerados na primeira ordem de prioridade da NIT DICLA 26. Dessa forma, é possível pesquisar programas no mundo todo neste banco de dados, sendo eles acreditados ou não.

https://www.eptis.org/

Atenção! Apesar do banco de dado do EPTIS conter informações de programas de ensaio de proficiência do mundo todo, é importante que o laboratório não concentre suas pesquisas somente nele.

Isso porque o cadastro no EPTIS é voluntário e pode acontecer de haver um provedor de ensaio de proficiência acreditado que não tenha se cadastrado no EPTIS.

Concluindo…

Vimos que a pesquisa de programas de ensaio de proficiência é uma pesquisa extensa e árdua. O laboratório deve dedicar tempo e atenção para pesquisar os programas de primeira prioridade em todos os meios disponíveis antes de passar para a segunda ordem de prioridade estabelecida na NIT DICLA 026.

Além disso, é importante que o laboratório registre a indisponibilidade de programas, quando for este o caso. E que mantenha esses registros para apresentar em avaliações e auditorias.

Tem alguma dúvida sobre programas de ensaio de proficiência? Não hesite em nos contactar!

Acesse nosso blog para mais conteúdos: https://setton.com.br/blog/

 

Leave a Reply