Skip to main content

Escrevo este artigo pois tenho observado nas organizações grande dificuldade em entender o que é trabalho não conforme e como tratá-los.

Vejo que as não conformidades são registradas e tratadas, porém sem avaliar e sem registrar se são trabalhos não conforme, para que sejam tomadas ações adicionais.

Para que possamos entender vamos às definições:

O que é não conformidade?

De acordo com a ABNT NBR ISO 9000:2015 item 3.6.9: “Não Conformidade é o não atendimento a um requisito”.

As não conformidades estão relacionadas ao não atendimento aos requisitos de uma forma geral e devem ser tomadas “ações corretivas” conforme o requisito 8.7 da ISO 17025:2017 (a ser discutido em outro artigo).

Estes requisitos podem ser os definidos em norma, em procedimentos, acordados com clientes, autoridades regulamentadoras ou autoridades que fornecem reconhecimento.

Portanto ao identificar uma situação relacionada ao não atendimento a algum requisito, é registrada uma não conformidade. O que está correto.

Porém logo em seguida esta não conformidade deve ser avaliada com o objetivo de identificar se é um TRABALHO NÃO CONFORME.

E é nesta etapa que tenho observado as dificuldades.

Perguntas que tenho recebido:

O que é trabalho não conforme?

Costumo dizer aos meus clientes que o Trabalho Não Conforme é um tipo “especial” de não conformidade.

Conforme a ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017 requisito 7.10.1, o trabalho não conforme ocorre “quando qualquer aspecto das atividades de laboratório ou os resultados deste trabalho não estiverem em conformidade com seus próprios procedimentos ou com os requisitos acordados com o cliente.”

Assim o trabalho não conforme é quando esta não conformidade identificada possa comprometer/colocar em risco os resultados das atividades de laboratório prestadas (ensaio, calibração e/ou amostragem).

Exemplos de trabalho não conforme:

– Utilização de equipamentos ou material de referência fora de especificação;

– Equipamentos com calibração vencida;

– Resultados insatisfatórios em atividades de ensaio de proficiência;

– Realizar as atividades de laboratório em desacordo com o definido nos procedimentos;

– Instalações ou condições ambientais em desacordo com o especificado no método, entre outros;

curso-tratamento-de-nao-conformidade-e-acoes-corretivas

Qual o tratamento para trabalho não conforme?

O requisito 7.10 da ISO 17025:17 requer um tratamento específico para trabalho não conforme, estas ações têm por objetivo verificar se resultados inválidos foram emitidos e definir ações para corrigir os mesmos, conforme segue:

– definir responsabilidades e autoridades pela gestão do trabalho não conforme e pela retomada do trabalho, caso tenha sido interrompido: é necessário definir quem tem responsabilidade e autoridade pela gestão do trabalho não conforme e para retomada do trabalho caso tenha sido interrompido;

– ações tomadas (incluindo interrupção ou repetição do trabalho e retenção dos relatórios, quando necessário) com base nos níveis de risco estabelecidos pelo laboratório: com base na análise do risco em ter emitido resultados inválidos, deve ser avaliada a necessidade de interromper ou repetir o serviço realizado e a retenção dos relatórios/certificados emitidos para correção;

– avaliação da importância do trabalho não conforme, incluindo uma análise do impacto em resultados anteriores. Devendo investigar se o trabalho não conforme impactou nos resultados emitidos anteriormente. Isto é verificado por meio de estudos/análises comparativas considerando a situação não conforme comparando com a situação ideal e verificar se houve impacto nos resultados. Caso identifique que os resultados foram afetados, os relatórios/certificados emitidos anteriormente devem ser cancelados, os clientes comunicados e os serviços realizados novamente;

– seja tomada uma decisão sobre a aceitação do trabalho não conforme: verificar se apesar de ter sido um trabalho não conforme, o mesmo pode ser aceito por não ter impactado nos resultados;

– quando necessário, o cliente seja notificado e o trabalho seja cancelado: verificar se foi necessário informar os clientes e cancelar os relatórios/certificados emitidos.

Por fim avaliar se será necessário tratamento como ação corretiva de acordo com a ISO 17025:2017 – requisito 8.7, verificando:

– o trabalho não conforme pode se repetir;

– existe dúvida sobre a conformidade das operações do laboratório com o seu sistema de gestão;

– foi identificado em auditoria. Para saber mais sobre auditoria interna acesse o link https://setton.com.br/auditoria-17025-10-dicas-para-realizar-auditoria-interna-17025-de-forma-eficaz/

Caso uma das condições seja afirmativa, o tratamento deve continuar conforme requisito 8.7 – Ações corretivas, incluindo análise de causas, definições de ações específicas para as causas, avaliar implementação, eficácia, e quando aplicável gestão de mudanças e atualização dos riscos.

Exemplo para ilustração:

Foi registrada a seguinte não conformidade pelo gerente técnico do laboratório:

A balança número 1234 utilizada para realizar o serviço de ensaio ABC está com a calibração vencida desde 03/01/20 (há 3 meses).

– A situação do exemplo é uma não conformidade no requisito 6.4.6 que define: “Os equipamentos de medição devem ser calibrados…”

– Avaliando esta não conformidades verificamos que a mesma deve ser tratada como um trabalho não conforme, pois esta situação pode comprometer/colocar em risco os resultados emitidos. E as seguintes ações podem ser tomadas:

– Interromper a realização do ensaio ABC;

– Contratar um laboratório de calibração acreditado pela Cgcre para calibrar a balança;

– Ao receber o novo certificado de calibração, realizar análise crítica dos resultados da calibração para verificar se o equipamento continua atendendo às especificações;

– Comparar com os resultados do certificado de calibração anterior;

– No momento da análise crítica dos resultados do certificado de calibração (com base nos resultados, erros, incertezas ou se foram necessários ajustes), é possível identificar se os resultados emitidos estão válidos, ou se será necessário cancelar os relatórios de ensaio emitidos, informar os clientes e refazer os trabalhos.

Todas estas investigações e ações devem ser registradas conforme definido no requisito 7.10.1 b) a f) da ISO 17025:2017.

Por fim, avaliar se:

O trabalho não conforme pode se repetir / se existe dúvida sobre a conformidade das operações do laboratório com o sistema de gestão / se foi identificada em auditoria.

Caso uma das alternativas seja positiva, deve-se implementar AÇÃO CORRETIVA conforme requisito 8.7 da 17025.

AGORA QUE VOCÊS ENTENDERAM O QUE É TRABALHO NÃO CONFORME E COMO TRATAR, SUGIRO:

– Revisem seu formulário utilizado para registro de não conformidade, incluindo campo para indicar se a não conformidade se refere a um trabalho não conforme, e campos para registrar as ações tomadas referente ao 7.10.1 b) a f), conforme explicado acima;

– Realizem investigações profundas e cuidadosas para evitar que resultados inválidos sejam emitidos aos clientes;

– Registrem de forma detalhada todas as investigações realizadas e ações tomadas, incluindo período em que as atividades de ensaio/calibração/amostragem foram interrompidas (quando necessário), relatórios/certificados revisados, clientes contatados, comparativos, entre outras ações;

Tenham sempre em mente que seus clientes contrataram seu laboratório por confiar nos resultados emitidos, a importância desta confiança e o quanto é essencial que estes resultados sejam válidos. O atendimento à ABNT NBR ISO 17025:2017 de forma consistente fornece aos laboratórios o caminho para a garantia da validade dos resultados.

Não tenham receio em registrar as não conformidades identificadas em seu laboratório, pois o registro garantirá o tratamento correto, evitará reincidências e promoverá melhorias!

Espero que tenha ficado claro para vocês o que é trabalho não conforme e como tratar.

Caso queira se aprofundar mais um pouco no assunto, assista ao vídeo “Diferença entre não conformidade e trabalho não conforme”.

Link para acesso ao vídeo:

https://youtu.be/6g_AtRX79AI

One Comment

  • Antônio Pereira Hayashida Viana disse:

    Bom dia Paula,
    Obrigado por disponibilizar sua definição sobre trabalho não conforme.
    Percebo realmente que muitos não conseguem entender por que existe atas duas definições, ou seja trabalho não conforme e não conformidade. A norma deixa bem claro.
    Minhas considerações são que trabalho não conforme nem sempre é não conformidade., a conclusão da investigação poderá chegar ao fato de que os resultados não foram afetados, por exemplo.
    Agora, uma calibração utilizando um padrão vencido já é uma não conformidade de fato ( mesmo que se conclua a não necessidade de se calibrar o artefato novamente) e o tratamento da mesma como sempre tem uma investigação, uma ação imediata e uma corretiva.
    Parabéns!!!

Leave a Reply