Skip to main content

Hoje compartilho com vocês dicas de como implantar ISO 17025 nos laboratórios.

Estas 8 dicas de como implantar ISO 17025 são importantes porque muitos laboratórios pensam que é só ler a norma e fazer o que está escrito.

Porém não é tão simples assim, pois a norma ISO 17025 define os requisitos a serem atendidos, mas não define como atender estes requisitos.

Pois cada organização possui sua forma de trabalhar, suas particularidades e suas áreas de atuação.

Além disto as normas de sistemas de gestão são de difícil interpretação, resultando em falhas na implantação de seus requisitos.

Portanto, para você que pretende implantar um sistema de gestão no seu laboratório de acordo com a ISO 17025, seguem as 8 dicas pra te auxiliar:

DICA 1: Defina seu escopo de acreditação

Antes de iniciar o processo de implantação da ISO 17025 no seu laboratório, a primeira coisa a ser feita é definir quais atividades de laboratório (ensaio, calibração, amostragem) inicialmente farão parte do sistema de gestão.

Assim sendo, recomendo que aos poucos sejam inseridos todos os serviços no sistema de gestão ISO 17025, independente se pretende ou não acreditar todos estes serviços.

Desta forma, você garante que o seu laboratório trabalhe de acordo com o sistema de gestão em todos os serviços que presta.

Para saber dicas de como definir o escopo de acreditação inicial acesse o link https://setton.com.br/dicas-para-definir-o-escopo-de-acreditacao-inicial/

DICA 2: Participe de treinamento de Interpretação da ISO 17025:2017

Logo depois de definir os serviços a serem acreditados, é importante que os envolvidos na implantação da norma participem de um treinamento de interpretação da ISO 17025.

Deste modo, o pessoal envolvido com a implantação da norma conhecerá todos os seus requisitos de forma detalhada além de conseguir definir como introduzir estes novos requisitos no laboratório.

Com isto as atividades de implantação da norma serão mais produtivas, conscientes e direcionadas para a realidade do laboratório.

A SETTON ministra este treinamento, para saber mais acesse o link https://setton.com.br/contato/

DICA 3: Definição de equipe de trabalho e envolvimento de todo pessoal

Defina a equipe de trabalho e responsabilidades para implantação do sistema de gestão, conte com o envolvimento da direção e consequentemente dos colaboradores.

Pois sabemos que é de extrema importância o comprometimento da direção com o sistema de gestão, assim será mais fácil envolver todos os colaboradores do seu laboratório e garantir a eficácia na implantação da ISO 17025.

Além disto, é importante definir se pretendem contratar uma empresa de consultoria para auxiliar no processo de implantação da norma. Saliento que apesar do investimento necessário, é recomendável que contrate este tipo de serviço, pois a experiência dos profissionais de consultoria fará toda a diferença no processo de implantação da norma.

Para saber como escolher uma empresa de consultoria acesso o link

https://setton.com.br/consultoria-17025-7-passos-para-escolher-melhor/

A SETTON possui equipe competente e experiente para prestação de serviço de consultoria, para saber mais acesse o link

https://setton.com.br/contato/

DICA 4: Avalie a disponibilidade dos recursos necessários

Neste momento você já tem condições de avaliar se os recursos disponíveis estão de acordo com a ISO 17025.

Assim, recomendo que faça uma tabela com todos os serviços que pretende acreditar e em cada coluna coloque:

-Relação e descrição dos materiais de referência e equipamentos necessários por serviço;

-nº do certificado ou declaração do material de referência ou nº do certificado de calibração do equipamento. Isto garante a rastreabilidade metrológica por meio de certificados de calibração RBC emitidos por laboratórios acreditados pela ISO 17025, certificados dos materiais de referência emitidos por produtores acreditados de acordo com a ISO 17034, etc;

-Identificação dos colaboradores competentes e autorizados para realizar cada serviço;

-Verificar se os métodos definem condições ambientais específicas;

-Para cada serviço indique o método a ser utilizado e identifique se são baseados em métodos normalizados ou métodos desenvolvidos pelo laboratório. No caso de métodos desenvolvidos pelo laboratório, estes devem ser validados;

-Cálculo da incerteza de medição, quando os resultados apresentados forem quantitativos.

Desta forma você já consegue organizar por serviço as providências que precisa tomar para se adequar à ISO 17025.

DICA 5: Avalie a disponibilidade de provedores de ensaios de proficiência

Agora que você já definiu os serviços que pretende acreditar pela Cgcre, conhece as exigências da ISO 17025, definiu equipe de trabalho e elaborou a tabela para organizar os recursos necessários, chegou o momento de procurar se há provedores de ensaios de proficiência disponíveis para estes serviços.

Onde encontrar atividades de ensaios de proficiência?

Com base no escopo a ser acreditado, você deve procurar se há provedor disponível de ensaio de proficiência. Esta consulta pode ser realizada nos seguintes sites:

 -Comissões Técnicas na Acreditação de Laboratórios, Produtores e Provedores – http://www4.inmetro.gov.br/acreditacao/comites

  -Provedores de ensaios de proficiência acreditados pela Cgcre de acordo com a ISO 17043 – http://www.inmetro.gov.br/credenciamento/acre_prod_ep.asp

 -EPTIS – The worldwide proficiency testing information system – http://www.eptis.bam.de

Recomendo a leitura da norma da Cgcre: NIT DICLA 026 – Requisitos para a participação de laboratórios em atividades de ensaio de proficiência, disponível no link http://www.inmetro.gov.br/credenciamento/organismos/doc_organismos.asp?tOrganismo=CalibEnsaios

DICA 6: Definição dos processos e elaboração dos documentos do sistema de gestão

Neste momento os processos devem ser avaliados, verificando se atendem a ISO 17025.

E caso não atenda em algum aspecto, devem ser definidas formas de atendimento que se encaixem com a realidade do laboratório.

O segredo do sucesso na implantação da ISO 17025 é a elaboração de procedimentos que estejam alinhados com a realidade do laboratório, simples e práticos.

Pois não adianta definir procedimentos complexos se estes não estão de acordo com a realidade do seu laboratório. A simplicidade com foco no atendimento da norma garantirá a eficácia na implantação do sistema de gestão no seu laboratório.

DICA 7: Treine e se comunique com sua equipe

A cada procedimento elaborado ou revisado os envolvidos devem ser treinados para garantir a implementação destes no dia a dia.

Além disto, deve-se destacar a importância da comunicação nas organizações para envolvimento dos colaboradores com o sistema de gestão. Isto inclui comunicar resultados de:

 -Indicadores;

 -Pesquisas de satisfação;

 -Atividades de ensaios de proficiência;

 -Auditorias internas;

 -Feedback sobre suas atividades, etc.

DICA 8: Realize auditoria interna

Ao final do processo de implantação da ISO 17025 é necessário realizar auditoria interna por pessoal competente para avaliar se o sistema de gestão está sendo implementado pelos colaboradores do laboratório no dia a dia.

Para saber dicas de como realizar auditoria interna de forma eficaz acesse o link https://setton.com.br/auditoria-17025-10-dicas-para-realizar-auditoria-interna-17025-de-forma-eficaz/

A SETTON possui equipe competente e experiente para realização de auditorias internas, para saber mais acesse o link https://setton.com.br/contato/

Espero ter ajudado vocês com estas 8 dicas de como implantar ISO 17025!

Bom trabalho!

2 Comments

Leave a Reply