Skip to main content

Este artigo tem como objetivo discutir os termos e definições da ISO 17025:2017.

Apesar de continuar referenciando definições do VIM – Vocabulário Internacional de Metrologia e da ABNT NBR ISO 17000, foram incluídas nesta Norma definições para:

3.1 Imparcialidade, 3.2 reclamação, 3.3 interlaboratorial, 3.4 intralaboratorial, 3.5 ensaio de proficiência, 3.6 laboratório, 3.7 regra de decisão, 3.8 verificação e 3.9 validação.

A seguir iremos comentar os termos e definições da ISO 17025:

3.1 Imparcialidade: “presença de objetividade”, e nas notas foram inseridos maiores detalhamentos para a definição, tais como, ausência de conflito de interesse, ausência de tendências, neutralidade, equidade, justiça, etc.

A importância e o foco na imparcialidade é tratado no artigo “PRINCIPAIS MUDANÇAS ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017” – https://setton.com.br/principais-mudancas-abnt-nbr-iso-iec-170252017/.

3.2 Reclamação: expressão de insatisfação, emitida por uma pessoa ou por uma organização para um laboratório, relativa às atividades ou resultados deste laboratório, onde uma resposta é esperada.
O requisito 7.9 Reclamações, agora está mais detalhado e inclui de forma clara a necessidade de retorno ao cliente em todo o processo de tratamento da reclamação.

Para o requisito de processo, 7.7 garantia da validade dos resultados, foram incluídas definições para deixar claro as diferenças entre os termos utilizados pelos laboratórios:

3.3 comparação interlaboratorial: organização, realização e avaliação de medições ou ensaios nos mesmos ou em itens similares por dois ou mais laboratórios, de acordo com as condições predeterminadas.

3.4 comparação intralaboratorial: organização, realização e avaliação de medições ou ensaios nos mesmos ou em itens similares, no mesmo laboratório, de acordo com as condições predeterminadas.

3.5 ensaio de proficiência: avaliação do desempenho do participante contra critérios preestabelecidos por meio de comparações interlaboratoriais.

3.6 Laboratório: organização que realiza uma ou mais das seguintes atividades: ensaio, calibração ou amostragem, associada com ensaio ou calibração subsequente.
Desta forma passa a ficar claro que a ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017 se aplica também para empresas que realizam amostragens com ensaios ou calibração subsequentes.

3.7 regra de decisão: nas definições da ISO 17025 descreve como a incerteza de medição é considerada ao declarar a conformidade com um requisito especificado.
Este termo aparece em 2 requisitos da Norma, na fase de análise crítica de pedidos, propostas e contratos e no relato de resultados, conforme detalhado a seguir:
Requisito 7.1.3 – Requisito de processo/análise crítica de pedidos: Possui um requisito que quando o cliente solicitar uma declaração de conformidade a uma especificação ou norma para o ensaio ou calibração (por exemplo: aprovação/reprovação, dentro da tolerância/fora da tolerância), a especificação ou norma e a regra de decisão devem ser claramente definidas, comunicada e acordada com o cliente, a não ser que a regra de decisão seja inerente à norma ou especificação solicitada.
Requisito 7.8.6 – Requisito de processo/Relato de resultados/Relato de declaração de conformidade, no qual possui requisitos para quando for fornecida uma declaração de conformidade a uma especificação ou norma, o laboratório deve documentar a regra de decisão empregada, considerando o nível de risco (como falsa aceitação e falsa rejeição e pressupostos estatísticos) associado à regra de decisão empregada, e aplicar a regra de decisão.

Resumindo, quando o cliente solicitar uma declaração de conformidade a uma especificação ou norma, isto deve ser claramente definido e comunicado ao cliente, incluindo a regra de decisão a ser empregada. E o relatório de ensaio ou certificado de calibração deve documentar a regra de decisão utilizada.
Além de que a regra de decisão poderá especificar se a incerteza será ou não considerada ao declarar a conformidade, e de que maneira a incerteza será considerada.

3.8 Verificação: fornecimento de evidência objetiva de que um dado item atende a requisitos especificados.
É importante salientar que este termo foi traduzido do texto em Inglês “verify”, sendo utilizado na norma para requisitos relacionados por exemplo a:
6.4.4) verificação se os equipamentos estão em conformidade com os requisitos especificados antes de serem colocados em serviço;
6.4.9) verificação se o equipamento está funcionando corretamente;
6.4.13 c) verificação se o equipamento está conforme com os requisitos especificados, etc.
O termo do texto da Norma em Inglês “check”, que na versão anterior da norma era traduzido como “verificação”, nesta versão passou a ser traduzido como “checagem”, este termo aparece nos seguintes requisitos:
6.4.10 Quando forem necessárias checagens intermediárias para manter a confiança no desempenho do equipamento, estas checagens devem ser realizadas de acordo com um procedimento;
7.7.1 c) checagens funcionais de equipamentos de medição e ensaio;
7.7.1 e) checagens intermediárias nos equipamentos de medição;

3.9 Validação: ”verificação” na qual os requisitos especificados são adequados para um uso pretendido.

Para validação são utilizados dados da verificação avaliando se são adequados para um uso específico.

Espero ter ajudado na interpretação dos termos e definições da ISO 17025:2017.

Leave a Reply