Skip to main content

Na norma ABNT NBR ISO/IEC 17025, existe um requisito super importante  “garantia da validade dos resultados“, o requisito 7.7.

Mas afinal, o que é isso?

Em termos bem simples, é como o laboratório verifica se o sistema de gestão ISO 17025 está operando de forma consistente, ou seja, que os resultados das atividades de laboratório são válidos.

Isso inclui ficar atento nas tendências e ter um plano para isso. Neste planejamento devem ser incluídos os controles internos e externos.

A garantia da validade dos resultados na ISO 17025, fornecidos pelos laboratórios é fundamental não apenas para a credibilidade da instituição, mas também para a confiança que os clientes depositam nos serviços oferecidos. Nesse contexto, a ABNT NBR ISO/IEC 17025 estabelece diretrizes claras para a garantia da validade dos resultados na ISO 17025, destacando a importância crucial de monitoramentos internos e externos da validade.

Você sabe a diferença entre os controles internos e externos para garantia da validade dos resultados na ISO 17025?

Controles Internos: são monitoramentos realizados dentro do próprio laboratório. A norma nos dá algumas alternativas de monitoramento interno que devem ser aplicados quando apropriados, mas o laboratório também tem liberdade de incluir outras estratégias que façam sentido para suas necessidades.

Alguns exemplos de monitoramento da validade dos resultados são: ensaios ou calibrações replicadas, comparação intralaboratorial, ensaio de amostras cegas, checagens funcionais, entre outros.
Ao manter uma vigilância constante sobre os processos internos, os laboratórios podem identificar desvios potenciais antes que afetem a validade dos resultados.

Controles Externos: é quando comparamos nossos resultados com os de outros laboratórios. Esse monitoramento inclui ensaios de proficiência e comparações interlaboratoriais, os quais devem seguir as ordens de prioridade definidas na NIT DICLA 26.

Estes controles permitem que o laboratório compare seus resultados com os de outros laboratórios, identificando oportunidades de melhoria e garantindo a consistência e validade dos resultados entregues aos clientes. Além disso, essas atividades proporcionam uma avaliação imparcial e independente da competência técnica do laboratório, validando seus processos e resultados.

Por que a garantia da validade dos resultados na ISO 17025 é tão importante para os clientes?

Clientes confiam nos resultados fornecidos por laboratórios para tomar decisões críticas. Dessa forma, a validade desses resultados é essencial para garantir a segurança de produtos, conformidade com regulamentações e tomada de decisões embasadas. Quando um laboratório implementa robustos monitoramentos internos e externos, está assegurando aos clientes que seus resultados são confiáveis, consistentes e alinhados com padrões reconhecidos internacionalmente.

Conclusão: Oferecendo Excelência por Meio da Conformidade

Em resumo, o monitoramento interno e externo da validade dos resultados na ISO 17025 tem grande importância na confiabilidade dos resultados emitidos. Ao cumprir os requisitos da norma ISO/IEC 17025, o laboratório não apenas atende a padrões de competência, mas também oferece aos clientes a confiança necessária na validade e precisão dos resultados. Investir na garantia da validade não é apenas uma prática normativa, é um compromisso com a entrega de resultados confiáveis que têm impacto real e positivo nos clientes e na sociedade como um todo. Como o seu laboratório está garantindo a validade dos seus resultados hoje?

Quer saber mais sobre garantia da validade dos resultados? Continue acompanhando nosso blog, nessa semana teremos um texto específico sobre a NIT DICLA 26!

Quer saber mais sobre a implementação da ISO 17025 nos laboratórios?

Então acesse nosso blog https://setton.com.br/blog/

E conheça nossos cursos https://setton.eadplataforma.app/courses

Leave a Reply