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Com a mudança da Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017 – Requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração, publicada no Brasil em 19/12/2017, vem crescendo cada vez mais a busca por empresas de treinamento para auxiliar a interpretação e entendimento dos requisitos da 17025:2017.
Para garantir que o resultado que o treinamento 17025 atinja os seus objetivos, a seguir passarei 9 passos para garantir a eficácia do treinamento a ser ministrado:

TREINAMENTO 17025

PASSO 1: DEFINIR CLARAMENTE O OBJETIVO DO TREINAMENTO 17025

A primeira definição deve ser o objetivo do treinamento 17025 a ser ministrado, pois com base nesta informação será traçada toda a estratégia e planejamento necessário para o desenvolvimento do treinamento ISO 17025.
Se o treinamento for “in company” deve – se identificar o motivo que o laboratório pretende treinar seus colaboradores, sendo este o objetivo do seu treinamento.
Se o treinamento for aberto, o objetivo deve ser definido pela sua instituição.
Exemplos de objetivos que podem ser considerados:

  • capacitar os participantes a implementar os novos requisitos em suas organizações;
  • capacitar os participantes a implementarem a ISO 17025:2017 em suas organizações;
  • capacitar os participantes a identificar e aplicar as normas da CGCRE aplicáveis a cada requisito da ISO 17025:2017;
  • capacitar os participantes a treinar internamente seus colaboradores;
  • capacitar seus colaboradores a realizar auditoria interna na ISO 17025:2017, entre outros.

PASSO 2 – DEFINIÇÃO DO TEMA DO TREINAMENTO 17025

Com base no objetivo do treinamento 17025, é definido o tema do treinamento, podendo ser:

  • Interpretação da Norma ISO 17025:2017 com ênfase nas mudanças da nova versão;
  • Treinamento nas mudanças da nova versão da ISO 17025:2017;
  • Treinamento da ISO 17025:2017 e normas da CGCRE aplicáveis;
  • Treinamento de capacitação de auditor interno na ISO 17025:2017, entre outros.

PASSO 3 – IDENTIFICAÇÃO DO PUBLICO ALVO

A identificação do público alvo define como o treinamento 17025 será conduzido.
Se o público já conhece a versão anterior da Norma 17025, se nunca passou por treinamento ISO 17025, cargo que ocupa na organização, nível de conhecimento, experiência em gestão da qualidade em laboratórios, etc.
Com base nestas informações é definida a linguagem a ser utilizada no treinamento, forma de interpretação dos requisitos, dinâmica do treinamento, tipo de exercícios a serem aplicados e nível de detalhamento dos assuntos a serem abordados.

PASSO 4 – DEFINIR INSTRUTOR COMPETENTE PARA MINISTRAR O TREINAMENTO 17025

Com base nas informações coletadas nos passos anteriores, é possível definir o instrutor, podendo considerar os seguintes requisitos de competência:
Experiência:

  • Ter trabalhado em laboratórios com sistema de gestão implementado baseado na ISO 17025;
  • Ter implementado como consultor a ISO 17025 em organizações nos últimos anos com a obtenção da Acreditação;
  • Realização de auditoria interna ou avaliações pela CGCRE nos últimos anos com base na ISO 17025;
  • Ter ministrado treinamentos 17025, entre outras.
  • Habilidade:
    • Linguagem clara;
    • Objetividade;
    • Transmitir segurança;
    • Boa comunicação;
    • Criar vínculo com os participantes;
    • Liderança;
    • Empatia;
    • Ético nas relações para saber não constranger nenhum participante;
    • Gostar de gente!

Conhecimento Técnico:

O conhecimento técnico é obtido por meio da experiência, apesar de não significar a mesma coisa. Um indivíduo pode ter experiência em alguma atividade por realiza-la de forma automática, porém sem possuir necessariamente um conhecimento técnico para realizar tal atividade. Exemplo de conhecimentos técnicos importantes:

  • Conhecimento técnico na ISO 17025;
  • Conhecimento em Gestão de laboratórios;
  • Conhecimento técnico em auditoria 17025, entre outros.

PASSO 5 – PLANEJAMENTO DO TREINAMENTO 17025

Na etapa de planejamento deve-se considerar:

  • Local, data e duração do treinamento 17025;
  • Infraestrutura necessária;
  • Normas de referência;
  • Definição de material de apoio necessário;
  • Tipos de exercícios a serem desenvolvidos;
  • Conteúdo e forma da apresentação;
  • Método de avaliação do treinamento.

PASSO 6 – PREPARAÇÃO DO TREINAMENTO 17025

A fase de preparação do treinamento 17025 deve ser muito bem estruturada e deve considerar os aspectos discutidos anteriormente.
Os materiais a serem preparados são:

  • Programação do treinamento: que inclui local, data, os horários e assuntos a serem abordados;
  • Preparo da apresentação: nesta etapa deve-se utilizar as normas de referência definidas na fase de planejamento, tais como: ISO 17025:2017, Normas e documentos da CGCRE aplicáveis. Atenção especial para treinamentos “in company” onde pode ser aplicável a utilização de alguma norma da CGCRE muito específica, como por exemplo: NIT DICLA 057 – amostragem para ensaios de água e matrizes ambientais e NIT DICLA 069 – Acreditação Forense de Exames Toxicológicos de Larga Janela de Detecção para Atendimento ao MTPS e DENATRAN, entre outras.
  • Desenvolvimento dos exercícios – uma das etapas mais importantes é o desenvolvimento dos exercícios a serem aplicados, pois é por meio dos exercícios aplicados que os participantes aplicam na prática os conceitos transmitidos durante o treinamento, garantindo assim o entendimento dos conceitos de forma eficaz.
  • Material de apoio – preparo do material a ser utilizado pelos participantes, podendo ser: apresentação impressa para anotações, exercícios, Normas da CGCRE, tabelas de correlação entre os requisitos 17025:05 e 17025:2017, etc.
  • Certificados – elaboração dos certificados a serem entregues aos participantes no final do treinamento;
  • Lista de presença – elaboração de lista de presença;
  • Lista de contatos – uma das vantagens dos treinamentos abertos é a interação entre os participantes e os contatos realizados. Sendo uma boa prática gerar uma lista com todos os contatos e enviar aos participantes;
  • Preparo do formulário de avaliação do treinamento – utilizado para identificar os pontos fortes e fracos para melhorar continuamente a qualidade dos treinamentos ministrados;

PASSO 7 – DESENVOLVIMENTO DO TREINAMENTO 17025

Chegou o dia do treinamento ISO 17025!
Como garantir o sucesso e eficácia do treinamento?
Vamos lá:

  • Atenção ao público alvo – O foco durante todo o treinamento é o público, portanto deve-se todo o tempo prestar atenção se o público está interagindo conforme o esperado e caso não esteja, ter jogo de cintura para identificar o problema e mudar a estratégia do treinamento de modo obter a participação do publico.
  • Exercícios práticos – são importantes para aplicação prática dos requisitos teóricos da norma, e fazer com que os participantes associem estes requisitos nas suas rotinas de trabalho.
  • Exemplos práticos: transmitir ao público as experiências práticas vivenciadas, ao invés de apenas ler e interpretar os requisitos da Norma;
  • Associar os requisitos da 17025 com as Normas da CGCRE aplicáveis.
    Exemplo:
    • requisito 7.7 da 17025:2017 – Garantia da validade dos resultados, com a NIT DICLA 026 – Requisitos para participação de laboratórios em atividades de ensaios de proficiência;
    • requisito 6.5 da 17025:2017 – Rastreabilidade, com a NIT DICLA 030 – Rastreabilidade metrológica na avaliação;
    • requisitos 7.1 da 17025:2017 – análise crítica de pedidos, propostas e contratos e também requisito 7.8 da 17025:2017 – Relato de resultado, com a NIE CGCRE 009 – Uso da Marca, do Símbolo e de Referências à Acreditação – pois a maioria dos laboratórios tem dúvida nas regras a serem cumpridas relacionadas ao uso ou referência à acreditação;
    • requisito 5.1 da ISO 17025:2017 (laboratório deve ser uma entidade legalmente responsável) e requisito 5.7 b) da 17025:2017 (mudanças), com a NIT DICLA 031 – Regulamento da Acreditação, explicar sobre os documentos legais exigidos pela CGCRE e sobre as situações de mudanças que devem ser comunicadas à CGCRE, entre outros.
  • Conclusão do treinamento – fazer um resumo final com os principais conceitos transmitidos.

PASSO 8 – SOLICITAR O PREENCHIMENTO DA AVALIAÇÃO DO TREINAMENTO 17025

Ao final do treinamento 17025 deve-se solicitar aos participantes o preenchimento do questionário de avaliação, o qual em por objetivo identificar possíveis melhorias para os próximos treinamentos a serem realizados.

PASSO 9 – AGRADECIMENTO

Agradecer aos participantes pela interação e aprendizado adquirido, pois em todo treinamento os instrutores também aprendem muito!

Sucesso em seus treinamentos 17025:2017!

Até a próxima!

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