Skip to main content

Hoje escrevo para ajudar os laboratórios com dicas para definir o escopo de acreditação inicial junto à Cgcre, pois percebo que é uma dúvida comum entre os laboratórios que pretendem acreditar os seus laboratórios de acordo com a ISO 17025.

E a seleção do escopo de acreditação é uma das etapas mais importantes do processo de preparação do laboratório para acreditação pela Cgcre do INMETRO de acordo com a 17025:2017. Pois todas as atividades do sistema de gestão serão definidas com base no escopo selecionado.

O que é escopo de acreditação?

De acordo com o DOQ CGCRE 020 – Documento orientativo da Cgcre do INMETRO, disponível no link http://www.inmetro.gov.br/credenciamento/organismos/doc_organismos.asp?tOrganismo=CalibEnsaios

“Escopo de Acreditação (ABNT NBR ISO/IEC 17011)
Serviços específicos de avaliação da conformidade para os quais a acreditação é desejada ou foi concedida.

Nota da Cgcre: O detalhamento do escopo de acreditação pode variar conforme a modalidade da acreditação ou campo técnico de atuação do OAC. Geralmente são incluídas as seguintes informações sobre tipos diferentes de laboratórios:

calibração: grupo de serviço de calibração, serviços acreditados, padrão ou instrumento calibrado (ex: termômetro de líquido em vidro, peso padrão, vidraria de laboratório etc.), faixa de serviço, capacidade de medição e calibração.

ensaio: área de atividade (por exemplo: , classe de ensaio, descrição do ensaio, produto ensaiado (por exemplo: concreto, barras de aço, alimentos, tecidos etc.), norma ou procedimento.

análises clínicas: descrição do exame, a metodologia, o material examinado e o procedimento operacional padrão utilizado.”

Dicas para definir o escopo

Para selecionar as atividades de laboratório que pretende priorizar para acreditação inicial, você deve levar em consideração:

  1. Quais atividades de laboratório você realiza, considerando ensaio, amostragem e/ou calibração?
  2. Clientes ou órgãos regulamentadores exigem que o serviço seja acreditado?
  3. Quais serviços são realizados com mais frequência?
  4. Os serviços que pretende acreditar pela Cgcre do INMETRO são normalizados  ou realizados por meio de procedimentos internos?
  5.  Existem ensaios de proficiência para os serviços que pretende acreditar ou precisarão realizar interlaboratoriais, ou controles internos. Para saber mais acesse o link https://setton.com.br/nit-dicla-26-atividades-de-ep/
  6. Caso o seu laboratório realize amostragens, é importante avaliar se estão relacionadas aos serviços que pretende acreditar, e caso estejam considero importante incluir também as amostragens no escopo;
  7. Recomendo selecionar um pequeno número de serviços a serem acreditados inicialmente, para facilitar o processo de implementação do sistema de gestão 17025:2017.
  8. Pois depois de acreditado será mais fácil inserir novos serviços no escopo acreditado por meio de solicitação de extensão de escopo à Cgcre do INMETRO.

Agora que você já definiu o escopo de acreditação inicial do seu laboratório, preencha o FOR Cgcre 011 (calibração) ou FOR Cgcre 12 (amostragem/ensaios) disponíveis no http://www.inmetro.gov.br/credenciamento/organismos/doc_organismos.asp?tOrganismo=CalibEnsaios

E em seguida implante o sistema de gestão no seu laboratório!!

Bom trabalho!

Leave a Reply