Com a nova versão da Norma 17025:2017, vários laboratórios estão perdidos e não sabem por onde começar as adequações necessárias para atendimento à Norma ISO 17025:2017.
E como desde 02/05/18 a CGCRE do INMETRO está realizando as avaliações baseadas na nova norma, o caminho mais rápido para adequação tem sido por meio da contratação de empresas de consultoria 17025.
Porém, somente a contratação de consultoria 17025 não é uma garantia de que os laboratórios conseguirão alcançar o objetivo, que pode ser a Acreditação inicial, manutenção da Acreditação ou extensão do escopo de Acreditação junto a CGCRE do INMETRO.
Por quê?
Pois antes da contratação do serviço de consultoria 17025, as organizações devem considerar os seguintes aspectos para garantir que o trabalho seja eficaz e produtivo.
CONSULTORIA 17025
PASSO 1: A ORGANIZAÇÃO DEVE PRIMEIRAMENTE IDENTIFICAR SUAS NECESSIDADES E EXPECTATIVAS
Antes de contratar um serviço de consultoria 17025, a organização deve avaliar qual o objetivo com a contratação da empresa de consultoria, se possui pessoal disponível para implementar as atividades a serem definidas pela consultoria, se possui recursos necessários para o andamento das atividades, e principalmente se a organização se considera preparada e comprometida para implementar os requisitos necessários para atendimento à Norma ISO 17025:2017.
PASSO 2: A ORGANIZAÇÃO DEVE DEFINIR A FUNÇÃO DA CONSULTORIA 17025
Nestes mais de 25 anos de trabalho passei por diversas situações, nas quais eram exigidos diferentes papeis para os consultores, em função do porte da organização, competência do pessoal disponível, acúmulo de funções do pessoal, enfim, de acordo com as características e necessidades das organizações podem ser requeridas diferentes funções dos consultores 17025. As funções descritas a seguir são importantes para a eficácia do sistema de gestão a ser implementado:
- assegurar que o sistema a ser implementado seja adequado a cultura da organização, as suas características, e nível de educação;
- explicar os conceitos relacionados com a gestão da qualidade de laboratórios;
- comunicar-se com as pessoas pertinentes, envolvendo-as na implantação do sistema de gestão da qualidade;
- auxiliar a organização na identificação/elaboração dos documentos necessários para assegurar a eficácia do sistema de gestão;
- avaliar a eficácia e eficiência dos processos estimulando a organização a procurar por oportunidades de melhoria;
PASSO 3: A ORGANIZAÇÃO DEVE DEFINIR REQUISITOS DE COMPETÊNCIA DA CONSULTORIA 17025
É importante definir os requisitos de competência do consultor 17025, considerando:
- atributos pessoais (ético, observador, versátil, tenaz, decisivo, autoconfiante, comunicativo, prático, responsável e facilitador);
- educação – superior;
- conhecimentos e habilidades – conhecimento específico em gestão da qualidade em laboratórios e no escopo das atividades de laboratório (ensaio, calibração ou amostragem);
- experiência – implementações de sistemas de gestão da qualidade, auditorias e treinamentos em alguns laboratórios, e se for no mesmo segmento, melhor;
PASSO 4: AVALIAR O CONTEÚDO DO CONTRATO DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE CONSULTORIA 17025
O contrato com o consultor de sistema de gestão da qualidade deve definir claramente o escopo do trabalho, resultados esperados, prazos, plano de trabalho, identificar as necessidades de treinamento, monitorar e avaliar a eficácia do plano e implementar ações.
PASSO 5: ACOMPANHAMENTO DA EVOLUÇÃO DOS TRABALHOS PELA DIREÇÃO
É extremamente importante o envolvimento da Direção durante todo o processo, demonstrando interesse e controle nas etapas do processo de consultoria 17025.
PASSO 6: CAPAZ DE IMPLEMENTAR UM SISTEMA DE GESTÃO PRÁTICO E DE ACORDO COM A REALIDADE DA ORGANIZAÇÃO
As organizações devem fugir de consultorias que oferecem sistemas de gestão baseados em documentos prontos, pois as empresas são diferentes, com rotinas e realidades diferentes, requerendo a elaboração de procedimentos específicos adequados à rotina da organização, práticos, objetivos e de fácil implementação.
PASSO 7: SISTEMA DE GESTÃO COMPREENDIDO E MANTIDO PELA ORGANIZAÇÃO DE FORMA EFICAZ
A parir do momento que o sistema de gestão da qualidade é implementado no dia a dia pela organização de forma automática, simples e prática e em todos os níveis, podemos considerar que é implementado e mantido de forma eficaz.